Mar del Plata

Santa Clara del Mar

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
História

Esta vila Balneária, foi fundada por Don Antônio Orenzans, o 20 de Fevereiro de 1949, sobe um predio de 400 has de campo que perteneceram a Clara de Anchorena e Mercedes Anchorena, familia tradicional Argentina e propietaria em seu momento de grandes extenssões de campo em nosso partido.

Este prédio foi adquirido pela sociedade VISEMAR S.A., integrada por notavéis vecinhos de Mar del Plata, entre outros Don Teodoro Bronzini, logo intendente dessa cidade, Don Carmelo Catuogno, etc., com o propósito de urbanizar o lugar, mas por distintas razões abandonam  projeto e a iniciativa é tomada por Antônio Orenzans e crea a Sociedade Santa Clara del Mar S.R.L., quem levaría a cabo o 20 de Fevereiro de 1949, a urbaniza desta localidade balneária denominando-a Santa Clara del Mar, em honor a sua antiga propietaria e dando-lhe a suas ruas nomes de reconhecidos balneários da Argentina e do mundo.

No ano 1955 inaugurou-se em seu própio prédio a Primeira Escola N° 8 "Martín Miguel de Güemes.
No 1958,  pavimenta-se a Rota N°11, desde Parque Camet até a Unidade de Exercito 601 e sua finalização foi acabada  em  Santa Clara del Mar, no ano 1964.

O 27 de Abril de 1967 Santa Clara del mar, se coneta à rede de Alta tenssão, tendo assím energía permanente, ja que anteriormente o fazia só por horas. No mesmo ano mas só um mes posterior, foram inauguradas as comunicações telefónicas em forma oficial, contando com lineas urbanas, nacional e internacional. Também inaugura-se a primeira Sala de Primeiros Auxilios, acompanhado do primeiro Balnário da zona denominado "El Morro", que contava com sombrinha, carpas, guardavidas, restaurante, confetaría e disco.
No ano 1968,  pavimenta-se a Rota atlântica que une a Rota Nacional N°2 no Km 386 com a entrada de Santa Clara del Mar. Um ano mais tarde se instala em forma precaria a Estação de Serviço do Automóvil Club Argentino.
Em 1975, a companhia de serviços elêctricos D.E.B.A. se faz responsavél da rede de alta tenssão, comezando assim um periodo de grande progresso  para o vilralejo.
Em 1981, inaugurou-se predio propio da Unidade Sanitaria e a capela Católica Santa Clara de Asís,abençoada pelo Obispo nesse momento Rómulo García.
A partir de 1983 se hão creado a malhoría das instituções, que hoje na atualidade funcionam e nossa comunidade, entre outras: A Sociedad de Fomento SCASEMAR e Biblioteca Hans Sailer, Clube Social e Esportivo Santa Clara, Centro de Jubilados RENACER, Museu PACHAMAMA, Escola de Ensinança Media N°1, Bombeiros Voluntarios, categorizaão a Sub - Comisaría Santa Clara del Mar.

Santa Clara tem uma superficie de 4 km. Quadrados, sendo seus límites, ao Este, o Océano Atlântico, ao Oeste, com a Rota Provincial N° 11, ao Sul, com a cidade de Mar del Plata; ao Norte, com a localidade de Camet Norte.
A povoação atual é de aproximadamente de 3.000 Hab. , Incrementando-se consideravelmente em temporada estival.