Mar del Plata

Porto

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
História

Antes de que a cidade de Mar del Plata fora oficialmente fundada no ano 1874, e por um tempo depois, se a conhecía como porto de Laguna de los Padres, debido às incipientes e rudimentarias atividades que como porto se desenrolaron nestes lugares ao construir-se um muelhe ubicado em Punta Iglesia. O primeiro que dirigiu estas diligencias foi o cabaleiro lusitano Don Coelho de Meyrelles, a quem sucederam Patricio Peralta Ramos, Pedro Luro e Fermín Bonnemort, Angel Gardella e Cía., Taglione Hnos. E o Lloyd Comercial de Mar del Plata.

Com posterioridade a esses intentos portuarios em Punta Iglesia que chegaram a uma materializa e desenvolvimento própios da época e das atividades que à sazón realizava, todas relacionadas com produssões rurais, as propostas para a constru dum porto se formularam em uma insistente continuidade producendo-se variantes e lugares diversos.


História
Autor: mardelplata.com


A vocação firme e segura de que a zona era apta e tinha um porto  que se afianzava pausadamente e com sólidos fundamentos. Algumas proposissõ, mas não chegaram a materializar-se totalmente.Uma ponderavél iniciativa presento ao governo central uma "Sociedade Anónima Porto Mar del Plata" para construir e explodir um porto.O 25 de outubro de 1887 o congresso Nacional autoriza a petição.

No ano 1896 o entonces Departamento de Marinha acusa recibo da documentação  pertinente, incluidos os planos correspondentes, do projeto do "Puerto de Mar del Plata" donados pela peticionante ao goberno da Nação. Muitas pessoalidades relevantes da época participaram e foramaram entusiastas emprendedores desta gestião. E ocurreu que o projetado porto, se ubicaría em cabo corrientes. O projeto do porto que ubicaría-se em Cabo Corrientes, se limitou á construção da escolhera Sul, com algumas toneladas de pedra.

Nenhuma dessas ideias concebidas a fines do século passado e começo deste se plasmou, mas constituiram uma forte incitação a continuar brigando para que a cidade contara com uma porta oceânica que a vinculara pelo mar com o mundo exterior. O tema de construir um porto de ultramar se considerava necessário e conveniente; era motivo habitual de comentários, tanto nos meios locais como nos da capital federal.
História
Autor: mardelplata.com
História
Autor: mardelplata.com