Mar del Plata

Porto

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
Características

Descripção Geral
O Porto de Mar del Plata está situado em latitude 38° 02'S e longitude 57° 32'W a 400 km. da cidade de Buenos Aires, sobe a rota Nacional Nº2. Mar del Plata, Partido de Gral. Pueyrredon. Pcia. Buenos Aires.

Caraterísticas
O porto de Mar del Plata está formado por dois setores: Sul e Norte.

O setor Sul é de caráter comercial. Tem três espigões denominados, de Norte a Sul, ultramarinho (Espigão 3), local (Espigão 1) e de pescadores (Espigão 1) assim como uma posta de inflamavéis sobe o lateral interno da Escolhera Sul.
Autor: mardelplata.com
O setor norte consiste num muelhe de passajeiros sobe a Escolhera Norte, continua com uma Base Naval ubicada na Dársena F, logo uma marinha para navios esportivos protegidas ambas pelo Espigão 4. O setor Sul é o denominado como Dársena C. Está limitado pelos Espigões 2 e 3, e contêm dos Sitios de atraque (12 e 13) sobe o Espigão 3, utilizados para a carga de cereal proveniente da batería de silos elevadores da Junta Nacional de Grãos. Estes silos contam com uma capacidade de almacenagem de 25.255t e com dois fitas transportadoras que alimentam 8 tubos telescópicos cujos extremos se elevam 12,5 m sobe o nível do cero local (galena de embarque).

Hacia o oste se encontra um muelhe utilizado para carga geral, de 14 pés de profundidade ao Cero Local e 134m. de longitude. Hacia o Sul, sobe o espigão 2 se acham três sitios de atraque (8, 9 e 10), cuja longitude alcanza os 503 m. E com profundidades variavéis desde 22 a 25 pés segundo o setor. Utiliza-se para operar com carga general e fuel-oil, assim como o sitio 7 ubicado no extremo do Espigón 2, com uma longitude de 178m e uma profundidade de 30 pés.

Porto de Pescadores
São as instalassões que comprendem a denominada Banquina de Pescadores e o Espigão 10 (Dársena A) área na qual desenrolam operassões as lanchas costeiras.

Tem uma longitude total de 727m de muelhe, com profundidades entre 6 e 19 pés atravessado por uma vía ferroviária de trocha ancha. Sobe o lado Sul se encontra ubicado um synchrolift.

Porto de Inflamavéis
Ubicado sobe a escolhera Sul, ao noroeste do muelhe para operações  com gas liquado de petróleo (Espigão 7), tem um frente de 95m. para permitir buques de estilo Mediterráneo.

Autor: mardelplata.com
Destinado as operações de buques petroleros e/o gaseros que descarregam produtos com destino as prantas de Yacimentos
Petrolíferos Fiscales, Gas do Estado e a usina da Provincia de Buenos Aires.

O setor norte compreende:
1) Muelhe da escolhera Norte: Ubicado sobe a escolhera Norte, contêm 220m de longitude e se usa para cruzeiros turistícos. Está unido à Cidade de Mar del Plata mediante uma rota pavimentada que chega até o muelhe.
2) Base de Submarinhos: Localizada ao Noroeste do Porto, protegida por um quebraondas de 474m de longitude que começa na Escolhera Norte e está reservado para a Armada Argentina.
3) Anteporto: O canal de acceso tem uma longitude de 700m. um calado admisivél do ordem dos 30 pés em 120m de ancho de solera e taludes com pendente 1,3. O espelho d´agua delimitado por dois escolheras, tem uma superficie de 1.400.000 metros quadrados. O tráfego principal é a pescaria e o movimento de cargas domésticas, também operam alí buques de cereal ultramarinhos.
Movimento
Sobe um total de 587.720 ton, o Porto de Mar del Plata trabalhou em 1999 com Trigo: 136.739 ton; Peixes: 195.903 ton; Combustivél: 234.723 ton e maiz: 20.355 ton.

Dique flotante
A cargo da empresa Serviços Portuarios Integrados S.A. acaba-se de instalar um dique flotante ( MOSSDOK 2000). Tem uma eslora máxima de 144 mts, e 128 mts de manga com uma capacidade de halaje de 5,000 Tons. Possue dois grúas de 6 Tons, de capacidade que se desplazam longitudinalmente ao longo do muelhe. Isto lhe permite uma grande versatilidade, colocação e retiro de equipes e ferramentas necessárias em toda reparação naval.