Mar del Plata

Porto

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
Banquina

Desde La Banquina partem lanchas costeiras, estas são distinguidas por sua cor amarela, salem a la madrugada e voltam as primeiras horas da tarde; alejando-se 15 milhas da costa  sua tripula se compõe de 5 a 7 tripulantes; os quais se dedicam pesca de  besugo, corvina, pejerrey, trilla, anchoíta, etc.

Os navios de média altura são da cor amarela e vermelha, permanecem navegando entre 75 e 100 horas, apartando-se da costa até 100 milhas e sua tripulação é de 8 a 10 pessoas; pescam besugo, salmão, merluza e bonito.
Os navios de altura tem seu casco da cor vermelha, permanecem navegando entre uma e duas semanas, seu millaje é limitado e sua tripulação é de 10 a 12 pessoas; pesca atún, calamar, centolla e merluza. Os navios de factoría dedicados à pesca trouxem o peixe evicerado e congelado, permanecem no mar de 30 a 40 días.

Tanto a farinha de peixe como os oléos de peixes, são utilizados quase exclusivamente para a alimentação de aves e porcos a primeira e para a curtiembre e a fabricação de pinturas industriais os segundos; Recentes investigações lhes atribuem qualidades tão variadas como asombrosas em seu consumo alimenticio pelo homem, e ainda com aplicassões medicinais. A pujanza dessa rama da industria pesqueira local, oferece em Mar del Plata establecimentos altamente tecnificados, con óptimas condissões para competir em quantidade e qualidade con os maiores produtores do mundo.


Autor: Esther_mdq


Para diferentes especies utiliza-se diferentes tipos de redes:

PESCA DA CABALHA: É uma espécie de superficie e se o utiliza quase exclusivamente para industrialização(fábricas). Sua captura a realizam os navios de media altura e quando o cardumem está perto da costa é capturado pelas lanchas costeiras.Utiliza-se a rede de cerco, e se o cardumem está muito ao fundo se
o atrae  à superficie para sua captura. A anchoa de navio e o peixe limão suelem encontrar-se junto com a cabalha.

PESCA DA ANCHOITA:realizada pelas lanchas costeiras e de média altura, embora alguns navios de altura também a efetúam. A época em que se pesca é setembro, outubro e parte de novembro e dedica-se à industrializa: Envasada em oléo se a chama sardinha e conservada com salmuera se a chama anchoíta e pode ser envasada cortada em metades (filete de anchoíta) ou envasada enteira (anchoíta enteira); para sua maduração se a deixa 6 meses em piscinas com salmuera e prensadas.

PESCA DO BONITO: É realizada Pelos navios de média altura, que utilizam rede de cerco. É uma espécie que  encontra-se longe da costa de Mar del Plata, por o que os navios  aleja-se até 200 kms. da cidade, convirtindo sua captura na tarefa mais arriscada.

PESCA DA CORVINA: É realizada pelos navios de média altura e lanchas costeiras que utilizam rede de rastreio ou arrastre.

PESCA DO TUBARAO: É realizada pelos navios de média altura, e quando acerca-se costa pelas lanchas costeiras. A única espécie que se encontra na zona é o tubarão cazón, o qual se pesca com trasmayo, que é um tipo de rede quadrada na qual o peixe entra e não pode sair.É utilizado para bacalão e seu fígado (que posee vitamina A) é utilizado em laboratórios.

PESCA DA MERLUZA: É uma espécie que precisa uma temperatura entre os 15 e 18 graus. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro o cardume de merluza se encontra na zona dos camarões, onde  ´gua tem uma temperatura de 16 graus. Em marco o cardume começa a dirigir-se até o norte e em julho e agosto se encontra  á altura do paralelo 35, sendo este o máximo límite norte ao que chega. A merluza é um peixe que precisa  7 anos para alcanzar o estado adulto. Faz alguns anos o cardume chegava a ter 40 e 50 km. de longo, mas debido à  pesca indiscriminada o cardume é cada vez mais pequeno com tendência a desaparecer.

PESCA DO MEJILLON:É um marisco de profundidade que se encontra adherido as toscas entre os 45 e 54 m. de profundidade e a 30 milhas da costa.Utiliza-se uma rede de alame com boca de ferro de 3 metros de diámetro, é uma rede pequena e para proteger o alame, a rede cheva tiras de cobertas de automóveis.

Dados suminastrados pelos Perfetura Naval Argentina delegação M.D.P.

Autor: edithbruck

Autor: Luis Alberto Lecuna