Mar del Plata

Informações Gerais

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
Geografia

O Partido de General Pueyrredon, cuja cidade cabeceira é Mar del Plata, se encontra situado sobe o Oceano Atlântico, na zona suleste da provincia de Buenos Aires, na seguinte posição: 38 graos 00 minutos de latitude sul e 57 graos 33 minutos de longitude oeste.

Tem uma superficie de 1.453,44 kilômetros quadrados, das quais o ejido urbano de Mar del Plata ocupa 79,48 Km.2, con 39,2 km. de costa marítima.

O centro geográfico do ejido urbano se encontra na rua Avellaneda e/ Misiones e Italia.


Límites del Partido de Gral. Pueyrredon
NE: Partido de Mar Chiquita.
SO: Partido de Gral. Alvarado.
SE: Mar Argentino.
NO: Partido de Balcarce.
Mar del Plata
Autor: comunidadalebrije

Relieve

As serras formam parte do sistema orográfico de Tandilia, o qual se inicia em Os Cerrillos (Bolívar) e acabam em Cabo Corrientes, com uma extensão de 350 Km. separados por abras que motivam a formação de distintos grupos.

Entre os relieves que encontramos no Partido de Gral. Pueyrredon destaca-se as Sierras de Valdez, do Acha (190m.), A Peregrina (230m.), de los Padres (156m.). As mesmas vão perdendo altura desde o Oeste hacia o Este, adquirindo a forma de lombas que culminam em Punta Iglesia; Punta Piedras; Cabo Corrientes; Punta Cantera e Punta Mogotes. A altura máxima da cidade é de 48m. sobe o nível do mar.
Sierras
Autor: comunidadalebrije


Estas pontas rochosas e de igual modo as serras, estão constituidas por rochas cuarcitas de muita antigüedade e muito apreciadas na industria da construção, sendo explodidas em numerosas canteiras.
Sedimentos de distintas origem relhenaram as depressões e geraram um relieve suavemente ondulado que tende a nivelar-se. Na costa, predominam acantilados e praias. Os primeiros constituidos por sedimentos limoloésicos,  localiza-se ao norte e ao sul da cidade, caraterizando-se por seu retrocesso pela erosão. As praias se tem formado naturalmente entre as pontas rochosas, embora o homem ha contribuido a sua formação a sua paulatina desaparição.

Hidrología

O Partido de General Pueyrredon não tem ríos, mas sua topografía origina a formação de arroios e lagoas, entre os que se encontram os seguintes: Arroyo Corrientes; Lobería; Seco; Chapadmalal; as Brusquitas; do Tigre; Boquerón; Ojo de Agua; a Ballenera; Huinco; Cardalito; as Chacras; a Tapera;os Cueros e o barco.

Lagoas: de los Padres; Ponce; Santa Rosa e a Peregrina.
Ao norte de Mar del Plata, se produz o encontro das correntes frías das Ilhas Malvinas e a cálida do Brasil, que tem influência nas condições aerológicas da zona.


Também um afloramento de àguas frías profundas, que com um extraordinário aporte de nutrientes, tem a existência de um rico banco pesqueiro.
Hidrologia