Mar del Plata

Informações Gerais

Consulta Multiple CONSULTAR
Todos
Economia

Com relação àos setores produtivos tradicionais existentes, a economía do partido está fortemente liderada pelo sctor servicios, dentro do qual o SETOR TURÍSTICO aparece como prioritario pelas caraterísticas naturais da cidade.

Além disso do tradicional produto de Sol e Playa, aparecem com crecente magnitude outras opçoes não tradicionais: oTurismo Urbano de Fins de Semana Longos em consideração da diversidade de oportunidades recreativas, o turismo de Reuniões e Congresos em consideração da capacidade instalada e as condições propicias e o Turismo Natural e Rural em relação com a singularidade do entorno da paisagem.

Merecem ser destacados também o SETOR AGRÍCOLA-GANADEiRO, as terras do partido se caraterizam por seu alto contido de humus(estilo de terra preta), sendo especialmente aptos para a agricultura fina: trigo, aveia, lino e de cosecha grossa: maíz, girasol e soja.
Turismo
Autor: Desconocido

Em quanto à gadería se cría ganado bovinho,ovinho e equinho.

A produção de gado vacuno no partido tem como atividades a cría, a invernada e o tambo.
A raza predominante é a denominada careta, cruza de Aberdeen Angus e Hereford.

Entre os setores dinámicos de recente crecimento, é fundamental o SETOR HORTÍCOLA, que aprovetando os recursos naturais da zona ha tido um forte incremento na última década.
O setor hortícola ha incrementado consideravelmente sua produção com diversificação de especies e produtos de qualidade.
Horticultura
Autor: Desconocido


As especies mais comuns são: pimentos, pimentos verdes, alface, alho, cebola, abobora, tomate y zenoura. Assím como crucíferas e frutas finas. Destaca-se o cultivo da papa.

No caso do SETOR METALMECÂNICO, a creação de firmas de fabricação de máquinas envasadoras merece especial atenção. Tem se acumulado na cidade tecnología e recursos humanos especializados, capazes de intentar novos emprendimentos. Na atualidade se conta com oito firmas de fabricação de máquinas e repostos.

No SETOR QUÍMICO tem surgido na última década várias firmas de fabricação de especialidades medicinais e de polímeros. Novamente estes setores são aptos para ampliar sobe a base do conhecimento e a innovação e são necessárias as aces de apoio e articulação


No SETOR PESQUEiRO as principais especies da produção são: Merluza Hubbsi, Merluza de Cola, Calamar, Raya, Anchoita, Abadejo, Lenguado, Salmón, Gatuso, Pescadilla, Corbina Blanca, Pez Palo, Rubio, Vieira, Pez Angel.

Os produtos que se obtêm da pesca divide-se  em:
Conservería: Sardina, Caballa, Atún, Anchoita e outras especialidades. Estas generalmente abastecem o consumo interno.



Frigoríficos: nas prantas de congelado e fileteado se elaboram produtos em geral para sua exportação, tais como: merluza, abadejo, lenguado e mero entre outros.

Os residuos orgánicos de pescado se utilizam para a elaboração de farinha de pescado que se comercializa como insumo para a fabricação de alimento balanceado.
Pesca
Autor: Desconocido

A alternativa para esta atividade, radica no fortalecimento da exportação de produtos não tradicionais, o aproveitamento de subprodutos ou a utilização de especies acompanhantes. Para o SETOR TEXTIL ou do telhido de ponto se apresenta uma clara diferencia no comportamento de firmas de distinto tamanho, com crecimento das mais grandes e uma disminução das mais pequenas.

Em tanto se tem producido uma importante tecnificação da rama, a imposibilidade de acceder ao mercado externo e a competencia no mercado interno limita atualmente a posibilidade de expansão das vendas com a consequente subutilização da capacidade instalada.


SETOR MINEIRO: produce-se a pedra quarcita e areia. A pedra que se extrae se comercializa em forma de granza, pedra de hormigão, bloques para escolheras e usos ornamentais
Sector Textil
Autor: Desconocido