Mar del Plata

PASSEIOS E ATIVIDADES

Surf
Surf

Práticamente toda a costa marplatense tem praias aptas para a prática do surf, há praias com fundo de rochas e praias com fundo de areia. As primeiras, ao ter ondas mais fortes são as procuradas pelos mais avanzados. A costa marplatense tem a ventaja que pelo peculiar corte que tem,  pode-se surfear com distintos ventos.

As ondas em Mar del Plata,  se formam netamente pelos ventos, já que não tenemos centros ciclónicos nem movimentos sísmicos. Os ventos que generam boa ondulação na costa atlántica são os ventos do nordeste, sul e os  do sudeste sobe tudo. Este último é um vento que levanta bons swelles. A ondulaçao do sudeste é a que mais tamanho e consistência tem, já que ao ser provocada por ventos que soplam em endereço ‘a terra ,fazendo que  forme o ciclo de ondulação. Os ventos do nordeste levantam também boa ondulação, não tão grande nem tão consistente como os do sudeste, mas actúa como contrapartida desse vento. Em ocassões alterna-se vento do sul este com vento do nordeste contrarresta o swell, em tanto que sopra o vento do suleste e depois um vento de terra, fica uma onda perfeita, já que a ondulação está formada e o vento de terra "a penteia", é dizer faz que se ponha mais hueca: os famosos tubos.

Praias

Descripçao das Praias:

- Sunrider
Boas posibilidades de oleagem com vento sul e suleste, ondas de ½ metro a 2 metros. Nesta praia  fundou-se e tem sua sede o clube "Sun Rider".

- Estrada
Ondas com swell do sul e suleste, também com ventos de terra. As  ondas podem alcanzar um tamanho de 2 mts com boas ondas sobe as escolheras e beachbreaks. Especial para surfistas e bodybarders.

- Puerto Cardiel
Ondas de exelente qualidade , quebram com o vento sul e suleste, que alcanzam tamanhos que vão desde ½ metro a 2 metros. Frequentada por todos os surfistas do norte da cidade.

- Bahia Beach
É especial para bodyboarders por apresentar ondas tubulares e de bom percorrido. Neste lugar realiza-se os campeonatos mais importantes desta zona.

- La Roca
Point de exelente qualidade de ondas, quebram no beachbreak e também esquerdas que chegam até a beira do mar.

- La Flecha
Neste lugar se encontrava a famosa escolhera A Flecha, em onde antigamente quebravam as melhores ondas da Perla. Hoje em día segue havendo uma importante batida de dereita muito frequentada pelos surfistas.

- La Perla
Lugar tradicional para surfear em nossa cidade. Esta zona se extende até a punta do balneário Alfonsina. Há ondas dereitas e esquerdas. As melhores condições se dão com vento sul e suleste e com vento de terra.

- La Pepita
Este lugar tomou auge logo do refulado da areia nas praias de Mar del Plata. As ondas quebram pegadas à escolhera de Punta Iglesias. Quando as condições são boas, é um lugar só para expertos já que há forte correntada e de frente encontra-se o acantilado com pedras amenazantes.

- Zona Centro
Antigamente encontrávamos quebrantes como La Popular, as Playitas, Paipolandia, e o Torreón, hoje em día logo da construção das escolheras e o refulado da areia, estas tem desaparecido. Atualmente as ondas comecaram a ficar de máis qualidade para surfear. Somente é corrida por alguns bodyboarders que procuram fortes beachbreaks.

- Playa Varese
Especial para principiantes, já que é uma quebrada suave e sem perigo que favorece ao aprendizagem. Muita gente que recem começa frequenta esta praia, é común olhar um grupo grande de surfistas e bodyboarders quando os ventos sopram del sul ou suleste.

- Cabo Corrientes
Até a década do '80 eram as melhores ondas de Mar del Plata. Cabo Corrientes, estava considerada uma das melhores praias de Sul - américa. Quando construiram as escolhera, cortaram o percorrido da onda (o famoso e clássico Cabo Corrientes). Hoje em día quando sopram os fortes ventos do sul, suleste ou suoeste, voltam a quebrar o "Cabo Corrientes". Quando há ondas, quebram numa dereita de mais de um metro, tendo que passar por diante da escolhera. Nestas condições, só  recomenda-se a prática a expertos.

- Playa Grande : El Yacht
É uma esquerda que começa a quebrar na ponta da escollera que se encontra nesse lugar, Quando fica bonito as ondas chegam até o médio de Playa Grande, perto de 200 metros de percorrido. É  uma das praias clássicas para surfear.

- Playas de la Escollera Sur
Nos días que o mar está grande, o vento suloeste acomoda lentamente um bico que quebra em forma simétrica percorrendo mais de 200 metros. É uma dereita muito boa com varias seções até a beira do mar.

- Playa Grande : Bilogia
Há uma de ondas be quebradas, neste lugar abunda os lobos marinhos embora não atacam são curiosos e aparecem en ocações.

- Waikiki y California
São praias ideais para começar a surfear, as ondas tem pouca força mas tem bom percorrido. Os melhores días são quando o vento é do sul - suloeste.

- Mariano
Uma esquerda que roda sobe fundo de pedra, veloz e tubular. Perfeção e bom tamanho algo que todos os surfistas procuram.

- Diva
Para todos os gostos, supertubular, bicos de esquerda e dereita, bom tamanho, recebe o swell do sul sobe uma ponta de pedra, com ventos de terra (suloeste ou noroeste). Uma das melhores quebrantes da cidade.

- La Maquinita
Esta onda é supertubular e quebra na frente do Faro. São dereitas muito tubulares e rápidas com um optimo percorrido, sendo umas das características desta onda muito procuradas pelos surfistas e bodyboarders quando as condições são legais.

- Horizonte
Aquí também quebram-se com as mesmas condições que Diva e La Maquinita. quando o mar fica grande há que enfrentar uma forte quebrante para chegar ao bico, nestas condições é só para expertos. Neste lugar pode quebrar fácilmente a prancha com a força das ondas.Com condições de mar medio é especial para todo tipo de surfistas.

- La Serena
É uma  extensa franja de praia com bicos de dereita e esquerda de boa qualidade. É muito frequentada pelos surfistas e bodyboarders que enconta-se iniciando. É uma praia tradicional e faz muito tempo que se pratica  surf. As melhores condições são quando os ventos do sul, suleste ou suloeste e logo trocam a vento de terra. As dereitas e esquerdas tem bom percorrido e em ocassões bons tubos.

- Off the Wall
Surf de extremo perigo, fundo de pedra, fortes correntes e muitas dificultades na entrada e salida, superados estes inconvenientes pode-se correr longas e tubulares dereitas que chegam até uma pequena praia que aparece e desaparece segundo a mareia.

- La Paloma
Vários bicos que quebram com swell do sul e ventos de terra en forma perfeita, o fundo de pedra lhe da à onda uma perfeção única, sendo este bico considerado um dos melhores do sul de Mar del Plata. Este point é muito frequentado pelos  surfistas que podem percorrer ondas de mais de 2 metros e medio com muita foçra e perfeção.

- Las Cuevas
Secret point, quando o mar esta muito grande e fecha em muitas praias, as Covas oferecem a oportunidade de chegar até a quebrante e percocorre as ondas de bom tamanho. Este lugar não é muito frequentado pelos surfistas mas tem longas dereitas para surfear.

- Luna Roja
Esquerda especial para os goofies. Quebra  na frente a uma barranca sobe fundo de pedras com seções tubulares e de muito bom tamanho. Como todas as ondas do sul as melhores condçiões são quando o vento do sul e logo rota a vento de terra.

- Paradise
Um point muito consistente, a onda quebra na frente da barranca, é uma dereita com muita força. Tem um bom percorrido até a beira do mar.Atualmente não é muito frequentada pelos surfistas, sendo especial para aqueles que gostam de pouca gente.

- Redondos
Uma pequena praia com fundo de areia e pedra, aquí quebramuma boa dereitas e ao lado em Cruz do Sul uma boa esquerda. São ondas tubulares e também com um bom percorrido. Pode alcançar os 2 metros e médio quando as condições do swell são boas.

- Playa de Chapadmalal
Nas praias que encontra-se  na frente a os hotei tem várias quebrantes com boa qualidade. Pode-se escolher surfear em o médio ou na ponta sul deste lugar em onde se encontra uma escolhera, sobe esta quebra uma boa dereita, muito tubular.Atualmente é uma das praias mais frequentadas no sul, ondas tubulares e com bom percorrido. Ótimo tamanho quando o mar esta grande. 

- Secret Spot
No caminho a Miramar existem ainda points sem explodir, quens gostam de realiçar expedições em procura de novas ondas tem aquí uma zona especial para isto. Podem sentir o plazer de descobrir novas quebrantes ou surfear em lugares sem gente.

- Arenas de Oro
Um lugar pouco frequentado e em onde pode encontrar ondas quando as mesmas não quebram em nenhum lado. Tem uma forma especial e são muito tubulares. Cuando o mar esta pequeno as ondas quebram com tubos perfeitos.

- Miramar
Big surf, esta cidade vezinha a Mar del Plata ha visto quebrar ondas que superam os 3 metros. A ponta do Pier, as praias do centro ou o Pomol são alguns dos melhores bicos desta cidade vizinha.

Biologia - Mar del Plata - Argentina
Bodyboards - Mar del Plata - Argentina
Cardiel - Mar del Plata - Argentina
El Muelle - Mar del Plata - Argentina
Honu Beach - Mar del Plata - Argentina
La Paloma - Mar del Plata - Argentina
La Paloma - Mar del Plata - Argentina
La Pepita - Mar del Plata - Argentina
Luna Roja - Mar del Plata - Argentina
Playa Grande - Mar del Plata - Argentina
Playas del Sur - Mar del Plata - Argentina
Playas del Sur - Mar del Plata - Argentina
Playas del Sur - Mar del Plata - Argentina
Serena - Mar del Plata - Argentina
Surf - Mar del Plata - Argentina
Surf - Mar del Plata - Argentina
Yacht - Mar del Plata - Argentina
Mapa de posição Ampliar O Mapa
Dados úteis
Se recomienda precalentar antes de surfear, para evitar lesiones y desgarros.

Tratar de respetar “las normas del tráfico” surfista, cediendo el paso si es que alguien viene agarrando una ola.